ParaPraPensar.com

SOMOS CORPO!

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” Efésios 4:15-16 (NVI)

Nós, a Igreja de Cristo, somos um organismo. Somos um corpo, e um corpo tem diversas partes diferentes as quais são dependentes umas das outras. Entretanto, este corpo que é a Igreja só tem uma cabeça, o Cristo. Ninguém além do Senhor Jesus é cabeça e tem total controle sobre este santo corpo que é a Igreja. Como diz o texto, a partir do Senhor Jesus, todo o corpo segue bem ajustado e unido, crescendo e edificando a si mesmo em amor. Mas para que isto aconteça, é necessário que cada parte faça o seu trabalho específico, isso ajudará as outras partes a crescer, para que todo o corpo cresça e seja saudável e edificado em amor.

Pense em um corpo onde todos os membros são braços, ou todos são pernas. Este corpo é, no mínimo, estranho, isto para não utiliza palavras como anômalo. O corpo tem que ter todas as partes, braços, pernas, mãos, rins, coração, etc, e cada uma destas com suas funções específicas. Assim também acontece com a Igreja. Cada membro do corpo tem trabalhos ou funções específicas, outros atividades mais gerais, mas o fato é que não temos todos a mesma função ou chamado. Como podemos ler nos versículos 11-15 deste mesmo capítulo, o Senhor Deus designou diferentes pessoas para diferentes funções afim de que o corpo de Cristo (Igreja) seja edificado e alcancemos a unidade do conhecimento do Filho de Deus, chegando à maturidade e nos conformando a imagem do Cristo, para que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Estes versículos nos estimulam a estamos em perfeita sintonia com o Senhor Jesus e uns com os outros para que haja uma correta funcionalidade do corpo. Mesmo que haja clara distinção e função no Corpo, precisamos trabalhar em cooperação, em prol da unidade no corpo; e esta unidade, bem como a cooperação, é regida pela cabeça. Logo, não deve haver individualidade no corpo, mas deve ser sempre visto tudo com o olhar mais amplo, pensando não em nós mesmos, mas no bem comum a todos, ou seja, pensando no melhor para o corpo do qual fazemos parte. Há um só corpo, e uma só cabeça que governa este corpo, porém muitos são os membros, cada um com sua função e utilidade. As vezes todos querem ser ou fazer a mesma coisa, e acabam esquecendo que há muitas coisas nas quais podemos ser úteis para o Reino. Seja útil, coopere com o corpo, e não esqueça-se que todo o corpo é dependente Daquele que é Senhor do corpo, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que estejamos todos bem ajustados, conectados com o corpo e obedientes a Cabeça que é o Cristo. Para a glória do Seu nome, amém.

Victor Augusto


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments