ParaPraPensar.com

CARNE OU ESPÍRITO, ONDE SUA MENTE ESTÁ?

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Romanos 8:5-8

Nestes textos, o Apóstolo Paulo divide as pessoas em duas categorias: os que se deixam levar por sua própria natureza pecaminosa, tendo suas mentes sua mente voltada para as coisas carnais, e os que seguem o Espírito, fazendo o que agrada ao Eterno Deus. E em qual das categorias nós estamos? É possível saber? Talvez já comecemos a tentar responder esta questão se nos perguntarmos quais são as nossas preocupações e/ou motivações? Com o que nós gastamos o nosso tempo? Quais são os propósito que nos temos buscado realizar, o que ocupa a nossa mente?

Além de dividir os grupos em dois, o Apóstolo Paulo também também cria um grande contraste entre estas duas categorias. É explicito como existe oposição em relação à vida e morte, por exemplo. E, de fato, seguir a velha natureza só nos leva à morte, mas aqueles que mantêm suas mentes voltadas para o que o Espírito deseja recebem vida e paz. Um grupo de pessoas segue a sua velha natureza adâmica, outro segue o Espírito, o discrepante contraste é facilmente notado, ao primeiro morte, ao segundo vida e paz.

Nossa natureza caída sempre está ligada à morte; além de estar sempre relacionada a inimizade e rebeldia para com Deus, e também à incapacidade de agradar ao Criador. Em que grupo você encontra-se? No dos que se deixam ser controlados por sua própria natureza pecaminosa ou no dos que seguem o Espírito e buscam agradar ao Eterno? De fato, por natureza, todos nós deveríamos estar no primeiro grupo, no dos que estão em inimizade com Deus, mas em Jesus nós podemos encontrar uma solução, em Cristo é possível fazer parte do segundo grupo. Aos que creem em Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador, é gerado nos corações o desejo de seguir o Seu Santo Espírito e continuar seguindo-O até que nos encontremos com Ele na eternidade, pois é apenas este caminho que nos pode trazer vida e paz. E os que estão em Cristo devem desejar não mais seguir suas próprias rotas, agradando sua carne, mas viver em comunhão com o Senhor e seguir Seu Santo Espírito. Devemos buscar e seguir diariamente o Senhor Jesus, é necessário que mantenhamos nossas mentes no Espírito. Precisamos centrar nossas vidas em Deus, e apenas Nele.

Reflita sobre qual o grupo que você está inserido, se no segundo, o que busca agradar a Deus, procure manter-se Nele clamando ao Pai que lhe guarde. Mas se for o primeiro grupo onde você está inserido, clame ao Pai que mude suas inclinações, fazendo com que as coisas antigas sejam passado e todas as coisas tornem-se novas. Pois os que ainda estão sendo guiados por sua natureza pecadora nunca poderão agradar a Deus

Victor Augusto


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments