ParaPraPensar.com

M&P#011 – TU ÉS SOBERANO

Hoje teremos em nosso Música&Palavra uma canção que gosto muito, e que canto com bastante frequência, a belíssima “Tu és soberano”, do Asaph Borba. Letra curtinha, mas que consegue exprimir verdades valiosíssimas para a Igreja. Sugestão feita por Mikael em nosso WhatsApp.


obs.: Como não encontrei no YouTube o vídeo do Asaph Borba, sugiro que ouçam essa belíssima versão feita pelo P. C. Baruk.


“Fui eu quem fez o universo, e tudo me pertence, declara o Senhor…” Isaías 66:2a

A canção já inicia declarando ao Eterno,  Tu és soberano sobre a terra, sobre os céus Tu és Senhor absoluto, como lemos em Isaías 66:2a. O próprio Senhor declara que tudo lhe pertence, tendo em vista que Ele mesmo criou todo o universo. Portanto, o Criador do universo é o Deus que reina absoluto sobre terra e céus, apenas Ele, o único Deus verdadeiroo Rei do universo (Salmos 47:7).

“Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito”. Salmos 147:5

Segue então a canção afirmando, como no versículo supracitado, que Ele sabe muito bem de tudo que existe e acontece. E é inegável que nada foge do controle de Suas mãos, não há coisa alguma que exista fora do seu conhecimento, há apenas um ser que é onisciente, ou seja, que sabe todas as coisas, este é o Senhor Deus, que conhece e comanda tudo o que é no universo. Seguido essa afirmação, a estrofe tem sua conclusão ao dizer que Ele é tremendo, ou seja, que o Seu poder e conhecimento nos causam espanto, nos fazem tremer diante de tamanha grandeza.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós…” João 1:14a

Como já mostrado através da estrofe e dos textos bíblicos, Deus é soberano sobre tudo e todos, mas mesmo sendo Rei do universo, mesmo sendo infinito em glória, majestade e poder, Ele se importa conosco, se importa com o nosso sofrimento. Ele se importa conosco porque nos ama, e foi por este amor a nós e a Si mesmo que Jesus fez-se carne e morreu para que tivéssemos vida. O Senhor Jesus esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2:7). E é isto o que o refrão afirma, tendo seu fim com a belíssima frase “e este amor tão grande eleva-me, amarra-me a Ti, Tu és tremendo”. Realmente, este amor é muito grande, quem consegue compreender e sentir a grandeza desse amor não consegue não sentir-se atraído por tal. Não há como negar, Deus é tremendo!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Este é o Deus verdadeiro, que reina sobre o universo, tendo poder absoluto sobre terra e céu, mas que se importa com seres tão minúsculos em comparação ao universo como o homem. Ele é Rei, mas não um rei distante, o Eterno é um Rei que está perto e se preocupa com os seus. Glorificado seja o Deus Soberano, o Deus tremendo!

Victor Augusto


Tu és soberano – Asaph Borba

Tu és soberano sobre a terra
Sobre os céus Tu és Senhor absoluto
Tudo que existe e acontece
Tu o sabes muito bem, Tu és tremendo

E apesar dessa glória que tens
Tu te importas comigo também
E este amor tão grande eleva-me
Amarra-me a Ti Tu és tremendo


Para ler mais posts da série "Música&Palavra", clique aqui

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments