ParaPraPensar.com

SEJAM PRATICANTES!

“Sede praticantes da palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos”. Tiago 1:22 (KJA)

Nos tempos em que vivemos ser cristão é moda, muita gente por aí diz que é cristã, pois ser cristão é “massa”! Porém, ser cristão não é apenas frequentar a igreja aos domingos, nem dizer às pessoas “Jesus te ama”, muito menos ouvir música gospel nos torna cristãos genuínos. Ser cristão é muito mais que isso, ser cristão é ser imitador de Cristo, portanto, não confundamos ser cristãos com fazer parte de um grupo religioso.

Mas o que o texto quer nos dizer com Sede praticantes? Para entender melhor, gostaria que lêssemos o texto de Tiago capítulo 1 do versículo 22 ao 24, que diz: “Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência.” Ou seja, a Palavra nos mostra nosso real estado.

Assim como quando olhamos para o espelho enxergamos nosso reflexo, ao olhar para as Escrituras nós enxergamos nossas falhas, nossos pecados, nossa necessidade de Deus, de Sua graça e misericórdia. Mas se nós apenas ouvirmos e não praticarmos a Palavra, estamos fazendo nada mais que nos enganando. Colocando em nós máscaras para esconder nossos pecados, porém diante do Eterno todas as máscaras caem ao chão. Nós podemos esconder nossas imperfeições com maquiagem, mas o Senhor do Universo nos vê de cara limpa. Quem ouve e não pratica é como quem olha para si, diante de um espelho, e ao sair dali, rapidamente esquece-se de sua própria aparência. Quem ouve e não pratica é como quem vê o seu estado caído e necessitado da graça, mas rapidamente ao sair dali, esquece-se de sua miserável condição de pecador.

Deus nos chama não para ser ouvintes de Sua Palavra, mas praticantes. Não olhem para o espelho e ao sair da frente dele esqueçam-se de como a si próprio enxergaram. Olhem para este espelho e enxerguem seus pecados e limitações. Entenda que é necessário ser como Jesus nos exorta a ser, e fazer o que ele nos chama a fazer. Sejamos praticantes! Pois, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender. (Tiago 1:25) 

Àquele que ouve e pratica, será feliz em tudo o que fizer. Pois a lei perfeita do Pai nos traz liberdade e não pesar. Do mesmo modo que, como em um espelho, a Palavra de Deus nos mostra nossos os erros e tudo o que está desacertado em nossas vidas, Ela nos mostra também que devemos melhorar e corrigir-nos.

Que nós sejamos não apenas meros ouvintes, mas verdadeiros praticantes da Palavra do Senhor Deus, no Santo nome de Jesus, amém.

Victor Augusto


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments