ParaPraPensar.com

A HUMILDADE DE JESUS.

Percebendo, pois, Jesus que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho. João 6:15 (aa)

Lendo os versículos que antecedem a este, no capítulo 6, notamos que após Jesus alimentar toda a multidão com a multiplicação dos pães e peixes, o Mestre percebeu que eles estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, mas o nosso Senhor não queria esse tipo de honraria, então ele retirou-se sozinho para o monte e os deixou. Nosso Cristo não queria ser honrado como rei daquela forma, pois em seu ministério terrestre ele “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28).

Nasceu de uma mulher pobre e gastou os trinta anos iniciais de sua vida em uma carpintaria de Nazaré. Foi seguido por companheiros pobres; muitos deles eram apenas pescadores. Seu estilo de vida era pobre: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8:20). Quando viajou pelo mar da Galileia , utilizou um barco emprestado. Para entrar em Jerusalém, serviu-se de um jumento que pertencia a outrem. Ao ser sepultado, foi posto em um sepulcro alheio. Ele “sendo rico, se fez pobre por amor de vós” (2Co 8.9).[1]

Se conseguimos entender que do início ao fim de sua vida nosso Senhor Jesus foi humilde em todas as coisas, por quais motivos então nós não queremos (ou queremos tão pouco) ser humildes? Orgulho, ambição e altivez são sempre tão presentes em nosso meio, porém já não enxergamos com a mesma frequência a humildade e a simplicidade. Estes atributos estão se tornando cada vez mais raros em nossa sociedade. Um número esmagador de pessoas estão buscando freneticamente o sucesso, a fama, e a riqueza, e para alcançar estes desejos utilizam de arrogância e pisoteiam os seus semelhantes, querem apenas ser servidos e em nada querem servir. Precisamos aprender mais com nosso Jesus, precisamos aprender a ser mansos e humildes de coração(Mt 11:29), precisamos aprender a servir mais, não é a toa que após lavar os pés dos discípulos Jesus afirmou: “Eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13:15).

Deveríamos ver mais cristãos lavando os pés uns dos outros, humildade está em falta nos nossos dias, todavia esta é uma virtude que todo cristão genuíno deveria ter, todo verdadeiro discípulo de Jesus deveria ser humilde assim como o Mestre é e nos ensina a ser, afinal “não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou (Jo 13:16). Se o próprio Jesus, que é o Senhor e, portanto, é maior que os seus servos, os lavou os pés, por quais razões então nós temos tanta dificuldade em fazer o mesmo? Se algo está fora do encaixe, precisamos consertar. Que sejamos imitadores de Cristo não apenas no amor, mas também na humildade. Que possamos lavar os pés dos nossos semelhantes reconhecendo que somos iguais perante o Pai, e que o Eterno Deus nos guie e molde à imagem do Seu Filho Jesus.

Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 1 Pedro 5:5b(nvi)

Deus os abençoe
Victor Augusto


[1] J. C. Ryle, Meditações no Evangelho de João, p.71


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments