ParaPraPensar.com

ANÁLISE – EP ELE NOS AMOU PRIMEIRO – ATITUDE & ADORAÇÃO

No dia 14/05 o grupo Atitude & Adoração lançou seu primeiro EP intitulado Ele nos amou primeiro. O grupo integra o cast da Candiero Canções, selo do qual também faz parte outros excelentes nomes da música cristã aqui na Paraíba, tais como Marco Telles, Ahava, e Prumo; assim como o Jotta Carlos Jr, em Pernambuco.

Eu, particularmente, antes de ouvir as canções já havia gostado bastante do conceito utilizado na identidade visual do álbum. A capa ficou muito bonita. Bem simples, porém de grande impacto. Com o fundo escuro jogando a atenção para as mãos que estão em destaque junto à tipografia vermelha como sangue. A composição ficou muito boa e bastante emblemática.

Falando sobre as canções, o álbum tem a presença de muitos riffs, alguns bem marcantes, além de boas linhas de baixo, batera simples e vozes muito bem colocadas. A canção que abre o disco é a “Viver é Cristo”, que já em seu início declara já não vivo mais eu, o velho homem morreu, crucificado eu estou com Cristo. O conteúdo dessa canção gira em torno basicamente da declaração encontrada em Galatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

Em seguida temos a canção “Ele nos amou primeiro”, canção essa que deu seu título ao álbum. Belíssima, para mim a mais bela do EP. Ela fala o quão infinito, imensurável, indescritível e incomparável é o amor do nosso Deus por nós, nos perdoando, libertando e salvando através do sacrifício vicário de Cristo na cruz; E segue dizendo que nós não merecemos, nem temos nada pra oferecer, ainda assim o Pai de amor, nos alcançou, nos transformou. Precisamos de canções como essa, que declara com firmeza que não merecemos coisa alguma da parte do Pai, antes, tudo o que temos é por graça, ou seja, por um favor imerecido. Me faz tão bem reconhecer essa verdade, de que eu não tenho o que oferecer afim de merecer a salvação ou o afeto do Eterno, mas Ele nos amou primeiro e entregou seu filho para que através de Sua morte pudéssemos ter vida e pudéssemos ser feitos filhos de Deus. E para findar a opinião sobre essa faixa do álbum, digo que encontrei na ponte dessa canção a afirmação mais bela de todo o disco: “Se eu perder tudo o que tenho aqui, me alegrarei pois eu sei que tenho a Ti, me ponho ao chão pra agradecer o Teu amor por mim, o Teu amor.”

A terceira faixa tem por nome “Em parte”. Possuidora de uma melodia mais intimista e melancólica, acredito ser o assunto dela a busca de conhecer mais de Deus e o anseio de um dia estar completamente Nele. De encontrá-Lo na eternidade e envolto em Sua glória contemplar a plenitude em Nele.

A canção seguinte começa também intimista, com voz e piano, porém sem a melodia triste da canção anterior. Com o título “Posso crer”, a canção nos ensina que muitas vezes as águas turbulentas do revolto mar não são para nos afogar, mas para forjar nosso caráter e nos tornar mais semelhantes ao nosso Salvador Jesus. Com um refrão forte que diz que o Senhor é a paz que o meu fraco entender excede, que me faz crer que aquilo que mal me parece é o Teu querer pra mim, me quebrando até ver Cristo em mim crescer. De fato, muitas vezes ficamos inquietos com as situações e esquecemos o que está escrito em Filipenses 4:6-7: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Outra parte desta canção que bastante me chamou atenção foi o trecho em que encontramos uma bela e muito séria petição: “livra-me do bem que eu penso merecer, mas dá-me o bem que julgas necessário ser, pra imagem do Teu filho em mim resplandecer, transforma-me conforme o agir do Teu poder. 

O EP conclui-se com a faixa “Nosso tesouro”. Essa já com uma pegada mais pra cima, semelhante a primeira faixa. Ela fecha o disco declarando alegremente que nada se compara ao valor da dádiva que de graça nosso Senhor nos deu; E que o Pai nos mostrou, através do Filho, o caminho de volta para Ele mesmo. Ainda declara também que somente em Cristo temos vida, temos paz e salvação. Que somente em Cristo somos nova criação. E que por isso, por toda esta preciosidade existente em Jesus, nós podemos cantar com jubilo nos lábios ao nosso Senhor, declarando: Cristo, nosso tesouro, fonte de alegria, o bem mais precioso, temos tudo junto aos Teus pés, na riqueza de quem Tu és. Amém!

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

Deus seja louvado por este grupo e através destas canções, que mais pessoas possam ouvir e ser edificadas, e que as igrejas parem de cantar as canções gospel que deturpam as Escrituras e passem a cantar canções como as do Atitude & Adoração. Canções que colocam Cristo no centro de tudo, que declaram que Ele é o nosso tesouro, que ainda que as coisas pareçam difíceis, Ele está ali conosco, que o Seu amor é incomparável e que não merecemos coisa alguma da parte Dele, mas que ainda assim ELE NOS AMOU PRIMEIRO!

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19

Deus seja louvado!

Victor Augusto


LINKS ÚTEIS:
Comprar: http://www.cdbaby.com/cd/atitudeeadoracao2
Assistir: https://goo.gl/NtSY8s
Ouvir: https://soundcloud.com/atitudeeadoracao

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments