ParaPraPensar.com

M&P#003 – VIA DOLOROSA

Chegamos ao Música&Palavra #003. Hoje aproveitaremos este momento de páscoa para lembrar do sofrimento que o nosso Cristo passou por nós. Explanaremos a canção Via Dolorosa que tem a versão original escrita por Niles Borop e Billy Sprague, porém dentre as inúmeras versões em português nós nos ateremos à versão cantada pelo Sérgio Saas e Raiz Coral.



Esta canção me atrai muito a atenção. Desde a primeira vez que a ouvi ela mexeu comigo, uma canção que busca falar sobre os sofrimentos de Jesus está bem em falta nos nossos dias, não acha?

Aos que talvez não conhecem: a via dolorosa é uma rua de Jerusalém em que, segundo a tradição cristã, foi o caminho que Jesus carregou a cruz.

Mas vamos à letra da canção. Ela busca narrar o sofrimento do nosso Cristo, nos mostrando que “pela via dolorosa, em Jerusalém, chegou certo homem carregando uma cruz”, este homem ao qual a canção se refere é o nosso Senhor Jesus, e que as “multidões queriam ver o homem condenado a morrer”.

Ela segue tentando nos dar detalhes de como foi aquele episódio, dizendo que “Ele estava tão ferido e sagrava sem parar, coroado com espinho Ele foi”. E que as multidões podiam ver seu sofrimento, ver em dor aquele que estava condenado a morrer.

Segue a canção nos mostrando em seu refrão que foi pela via dolorosa que o nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo, veio tal como uma ovelha muda que é levada ao matadouro. Sendo oprimido e afligido, sofrendo por nossos pecados. E isto tudo fez por que nos amou primeiro, “Ele foi quem escolheu dar a vida por ti e por mim”. Não merecemos tanto amor, não merecemos tamanha graça, mas mesmo assim Ele nos amou e por nós entregou-se em morte de cruz.

“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” Isaías 53:7

Ainda que a canção conclua o refrão dizendo que “Meu Jesus sofreu assim”, eu acredito que ele sofreu muito mais. Sempre que vejo um filme, uma peça, ouço uma canção, leio as Escrituras ou simplesmente imagino a cena do seu sofrimento e crucificação, tenho a convicção de que o que ele passou foi bem pior.

No capítulo 27 fo livro de Mateus nós lemos que despiram-no, puseram uma coroa de espinhos em sua cabeça, o escarneceram(zombaram), cuspiram Nele, batiam com uma vara em sua cabeça, deram-lhe vinagre misturado com fel para beber, e o crucificaram. Isto é apenas um pouco do que o nosso Senhor passou por nós.

É tão triste ver como nós evangélicos, de modo geral, esquecemos tão facilmente o sofrimento do nosso Cristo. Temos que esperar momentos como a páscoa ou santa ceia para poder lembrar que um dia Ele sofreu, e morreu, por nós. Devemos lembrar todos os dias que Ele morreu por nós, mas ao terceiro dia ressuscitou! Jesus não só morreu por nós mas também ressuscitou! Ele vive!

Deus se fez homem para habitar entre nós, por nós morrer, e nos reconciliar com o Deus Pai. Creia! Ele morreu para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna(João 3:16).

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:5

Pelas Suas pisaduras fomos sarados, o sofrimento Dele nos trouxe paz, a dor Dele nos curou, a morte Dele nos trouxe a vida. Glória pois a Ele, amém!

Victor Augusto


Via dolorosa – Sérgio Saas

Pela via dolorosa
Em Jerusalém chegou,
Certo homem carregando uma cruz
Multidões queriam ver
Um homem condenado a morrer

Ele estava tão ferido,
E sangrava sem parar,
Coroado com espinhos Ele foi
E em dor podiam ver,
Um homem condenado a morrer

Pela via dolorosa,
Que é a estrada do horror,
Qual ovelha veio Cristo,
Rei Senhor
Ele foi quem escolheu
Dar a vida por ti e por mim
Pela via dolorosa,
Meu Jesus sofreu assim

Jesus se entregou
Mostrou seu amor,
Morreu numa cruz em Jerusalém
Pela via dolorosa
Que é a estrada do horror,
Qual ovelha veio Cristo,
Rei Senhor
Ele foi quem escolheu
Dar a vida por ti e por mim
Pela via dolorosa

Pela Via Dolorosa Meu Jesus
Pela Via Dolorosa Ele me salvou
Pela Via Dolorosa Ele venceu


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o blog www.paraprapensar.com, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Facebook Comments